Transplantes aumentaram 35%, em 2012, no Am, afirma Ministério da Saúde

01/02/13 – O Amazonas é um dos cinco Estados que registraram maior crescimento na realização de transplantes, com ampliação de 35% nesse tipo de procedimento. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (1º/02), pela agência de notícias do Ministério da Saúde.

Dados do ministério mostram evolução no número de transplantes nas regiões Norte e Nordeste que puxaram a expansão do número de cirurgias feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 2012. Na região Norte, o crescimento foi de 47% (4.706 transplantes) e no Nordeste 20% (613 transplantes) se comparado ao ano passado.

De acordo com a agência, os Estados que mais se destacaram em aumento percentual foram Bahia (59%), Pará (56%), Pernambuco (55%), Maranhão (44%) e Amazonas (35%). Em 2012, 23.999 transplantes foram realizados, em todo o país. O número é maior que o da última década, quando foram registradas 12.722 cirurgias.

“Desde 2011, o Ministério da Saúde está se esforçando para expandir o acesso a todas as regiões. Comemoramos esse resultado nas regiões no Norte e Nordeste, e estamos buscando investir cada vez mais no setor para expansão da realização de transplantes no país”, destaca o ministro da Saúde Alexandre Padilha.

Para estimular a realização de mais transplantes no SUS, o Ministério da Saúde criou novos incentivos financeiros para hospitais que realizam cirurgias na rede pública. Com as novas regras, os hospitais que fazem quatro ou mais tipos de transplantes passaram a receber um incentivo de até 60%.

Para os hospitais que fazem três tipos de transplantes, o recurso será de 50% a mais do que é pago atualmente. E nos locais onde são feitos um ou dois tipos de transplantes será pago 30% e 40% acima do valor, respectivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *