Esportes

Shane Burgos conta a sensação após sofrer “nocaute fantasma” de Edson Barboza no UFC 232

O “nocaute fantasma” sofrido por Shane Burgos diante de Edson Barboza no UFC 232 foi sentido e percebi pelo americano durante todo o tempo. Ao contrário do que a maioria possa ter pensado, o lutador não perdeu a consciência e nenhum momento desde a hora em que recebeu o golpe até cair no octógono. Em entrevista ao podcast “What the Heck”, Burgos relatou a sua sensação em detalhes.

Shane Burgos foi nocauteado por Edson Barboza no terceiro round do UFC 262 — Foto: Getty Images

Shane Burgos foi nocauteado por Edson Barboza no terceiro round do UFC 262 — Foto: Getty Images

– A parte mais estranha é que eu me lembro de absolutamente tudo, e as pessoas se surpreendem com isso. Não tive nenhuma perda de memória. Nós estávamos lutando, eu joguei um jab e trouxe a mão de volta para a minha guarda, e ele disparou um overhand muito rápido de direita, que eu nem vi chegar. Foi como se algo tivesse me atingido e eu continuasse me movimentando, e lembro de pensar: “Que estranho…”. Porque a minha visão começou lentamente a parecer estar em um túnel visual e minhas pernas foram muito lentamente desligando. era como se alguém fosse desligando o botão das minhas pernas. Eu estava cambaleando e caindo para trás perdendo a força enquanto tentava voltar. “Não consigo ficar de pé, o que está acontecendo??” A minha mente estava funcionando perfeitamente, mas o meu corpo não. Lentamente eu desliguei e caí. E foi isso. O soco dele foi tão rápido que eu pensei: “OK, ele me acertou.” Mas fui lentamente desligando. Foi muito estranho. Um médico viu o relatório – eu não vi -, mas ouvi que eles atribuíram a manutenção da minha consciência à minha preparação física. Foi um elogio, mas eu não gostei (risos).

Burgos também relatou a sensação de perceber que havia sido derrotado, e de não acreditar no resultado da luta.

Edson Barboza Jr. vence americano Shane Burgos com nocaute no UFC 262

Edson Barboza Jr. vence americano Shane Burgos com nocaute no UFC 262

– Logo que a luta acabou, quando o árbitro interrompeu a disputa, as minhas pernas começaram a voltar a funcionar e eu desmaiei por um segundo. Me lembro de acordar, olhar para o árbitro e não acreditar que eu tinha perdido. Eu sabia que a luta havia acabado, que ele havia me acertado de alguma forma, e de rir na hora, porque não estava acreditando. Eu achei que estava ganhando a luta. Foi uma sensação muito estranha.

O lutador também contou a conversa que teve com Dana White nos bastidores do evento, logo após a luta, perguntando se havia feito a “Luta da Noite”, que no evento pagou o prêmio de US$ 75 mil.

– Dana foi legal comigo. Ele veio até mim depois da luta e me disse para não me preocupar com a imprensa ou nada disso, e que eu iria direto para o hospital. Na hora eu disse a ele: “Me diz que essa foi a ‘Luta da Noite’! Eu sei que o card não acabou, mas foi a ‘Luta da Noite’, certo?” E ele me respondeu que, até ali, havia sido. então acreditei na palavra dele.

Burgos revelou a surpresa da equipe do hospital em Houston quando ele chegou sem quaisquer sintomas de concussão. Por ser um dos hospitais mais movimentados dos EUA, as enfermeiras não entendiam o porquê de ele estar ali, em meio a pessoas com ferimentos muito mais sérios.

– Eles me levaram para o hospital, e eu estava muito frustrado, porque me sentia muito bem. Chegando lá, as enfermeiras diziam não saber por que haviam me mandado para lá. Aquela é a emergência mais movimentada do país. Eu não acreditava que tinha ficado lá de 21h45 até as 3h15 da manhã. Fizeram um exame cerebral e os resultados foram bons, mas demorou muito para que o exame fosse feito. Fiquei vendo o tempo passar e comi algo da cafeteria do hospital. Havia outros lutadores lá também. Jacaré também ficou lá por horas. Na primeira hora chegaram quatro caras feridos a bala. Foi uma loucura. Vi outro cara ser ressuscitado na maca. Eu só queria sair de lá.

Burgos garante estar se sentindo bem, mas sabe que precisa esperar o tempo necessário para voltar aos treinos por conta dos cuidados que precisa ter consigo mesmo após o nocaute.

– Fisicamente eu estou me sentindo muito bem. Estou com alguns hematomas, mas nenhuma dor de cabeça. Estou pronto para voltar a treinar, quero muito voltar, mas tenho que tomar todos os cuidados. Tenho família e preciso levar a minha saúde muito a sério. Tenho que ir com calma. Já posso fazer treinos na bicicleta, então basicamente e o que tenho feito todos os dias. Estou ansioso para ser liberado para voltar a treinar. Mentalmente eu estou com raiva, incomodado mesmo, mas não há nada que eu possa fazer. Quando me perguntam como estou, eu respondo que estou bravo. É muito ruim. Fui a uma neurologista e ela me liberou após ficar surpresa por eu não ter nenhum sintoma de concussão. Mas ela disse que é preciso esperar 10 dias, porque os sintomas podem demorar esse tempo para aparecerem. Se até lá eu não tiver nada, estarei totalmente liberado. Agora eu preciso dar um tempo, descansar. É o que estou fazendo.

Ter sofrido todas as três derrotas da sua carreira no terceiro round é um ponto de atenção para Shane Burgos, porque, segundo ele, é o momento durante as lutas em que ele se sente melhor durante os combates.

– Eu achei que foi uma boa luta, eu estava indo bem e pensava que estava ganhando. Eu joguei um jab e movi a minha mão direita direto para proteger a minha cabeça, mas ele golpeou por cima. Eu não joguei o jab e deixei a guarda baixa, e ele me pegou por eu ser descuidado. Fiz tudo certo, mas ele golpeou por cima da minha guarda. Não tinha o que fazer, e não tenho desculpas. A semana da luta foi ótima, o corte de peso foi muito suave. Ele me pegou, e essa é a parte mais frustrante. Talvez, se houvesse uma desculpa para dar, fosse mais fácil de aceitar a derrota. Eu tenho apenas três derrotas na carreira, e todas aconteceram no terceiro round, para caras do top 10. E é irônico, porque, nos treinos e nas lutas, eu sempre me sinto muito bem no terceiro round. A minha sensação é que posso esvaziar todo o tanque ali. Não entendo por que essas derrotas aconteceram justamente no terceiro round.

(Com informações do Combate).

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links