Renúncia anunciada de Bento XVI acende torcida por papa brasileiro

11/02/13 – A renúncia do papa Bento XVI, que pegou o mundo de supresa, na manhã desta segunda-feira (11), também surpreendeu o arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Luís Soares Vieira.

Pela manhã, quando Don Luís conversou com Ronaldo Tiradentes e Marcos Santos, no CBN Manaus, tinha acabado de saber da notícia.

Em um comunicado à Santa Sé, Bento XVI admitiu incapacidade para o exercício do cargo, devido à idade e à pouca saúde.

“Foi uma surpresa muito grande. Dom Mário me mostrou os jornais da Itália no computador. Eu falei: ‘Mas será que é verdade?’, ao que Dom Mário me respondeu: ‘A CBN tá dando a notícia!”

De acordo com Dom Luís, o papa já falava em renúncia há algum tempo. “Ele mesmo dizia que, no momento que sentisse que não tinha mais condições, ele iria renunciar! Eu o admiro, porque, na história da Igreja, ele é o segundo papa que renuncia.”

Dom Luís enumerou os cardeais brasileiros aptos a votar. “Temos alguns cardeais que não estão mais na ativa, mas ainda podem votar na eleição do papa: O cardeal de Salvador, que já é emérito, Dom Geraldo Magella Agnelo; Dom Eusébio Sheid, emérito do Rio de Janeiro; Dom Claudio Hummes, emérito de São Paulo; o cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer; o cardeal emérito de Brasília, Dom José Freire Falcão; Dom João Braz de Aviz, que é o mais novo da turma!”

Dom Luís diz, ainda, que entre os candidatos a subtituto de Bento XVI estão muitos brasileiros. “… Fala-se ainda, muito de Dom Odilo Scherer. Ele tem um prestígio muito grande, entre os cardeais. Tem bastante força, saúde, é muito culto, tem feito um bom trabalho em São Paulo e tem um prestígio muito grande entre os cardeais. Ele é ‘papável’, sim! Vamos torcer p’ra ele. Tá na hora de entrar um brasileiro lá!”

O arcebispo de Manaus destaca outros possíveis nomes que podem chegar ao posto de Sumo Pontífice da Igreja Católica. “Além de Dom Odillo, que é muito admirado pelo papa, há, também, o mais próximo dele, que, geralmente, é o secretário de Estado, mão direita do papa, que é um cardeal italiano, Dom Tarcisio Bertone.”

Na torcida para que a fumaça da capela sistina, no Vaticano, aponte um papa brasileiro, Dom Luís admite que o fato de Dom Odilo Scherer ser descendente de alemães pode ajudar, mas não define o nome do novo Sumo Pontífice da Igreja Católica. “Ajuda, sim, agora, eu conhecendo o papa, eu duvido que ele vá influenciar!”

Don Luís Soares Veira também deixa o cargo, no próximo dia 23 de e passa o comando da Igreja Católica no Amazonas para Don Sérgio Castrianni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *