02/01/13 – Termina neste sábado (02/02), o prazo para que os motaxistas e motofretes cumpram as exigências impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para tornar as profissões mais seguras.
A partir de agora, o motociclista que não tiver passado por curso de capacitação, não usar colete com faixas reflexivas e trafegar com moto sem equipamentos como antena corta-pipa e protetor de pernas, poderá ser multado e ter a moto apreendida.
De acordo com a diretora-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Amazonas), Mônica Melo, as fiscalizações em Manaus começam neste fim de semana.
Mônica Melo ressalta que a procura pelo curso de capacitação, pelos mototaxistas, foi muito boa. Já os profissionais que atuam como motofretes, preocupam o órgão.
As profissões de motofrete e mototáxis ainda não são regulamentadas em Manaus e, de acordo com o Detran-Am, isso é um entrave nabusca de soluções para o trânsito.
As resoluções do Contran, que estabelecem as novas regras, foram publicadas em 2010, mas foram adiadas, com o objetivo de dar mais tempo para que Estados e municípios formassem seus profissionais.