Segundo professor, o Beach Tennis mistura características de vários esportes, como badminton e vôlei. Foto: Divulgação
Manaus – A quadra de areia da Ponta Negra recebe, neste fim de semana, a 5ª edição do Beach Tennis Open. No sábado (26), as disputas iniciam às 17h, e no domingo (27), as finais serão às 8h.
Em disputa pelo torneio de dupla, estão as categorias A, B, Mista e Profissional. Nesta última, a premiação será em dinheiro, no valor de R$ 500. As demais recebem troféus e medalhas. “Ao todo, 64 pessoas se inscreveram na competição e a final promete mexer com os ânimos não só dos jogadores, como do público, que está convidado a comparecer e torcer”, disse o organizador do evento e técnico, Ricardo Fixe.
De acordo com o professor, o Beach Tennis mistura características de vários esportes, como o badminton (por ser permitido apenas um contato com a bola e as redes), o vôlei (pelas dimensões das quadras serem exatamente as mesmas), o frescobol (pelo uso de raquetes com formatos similares) e o tênis (por herdar algumas regras e todos os golpes utilizados).
Uma das duplas que promete dar trabalho é formada por André Luís Toledano e Anderson Nascimento. Treinando três vezes na semana para o evento, eles afirmam estar afiados para derrubar qualquer adversário. “Acho que não tem ninguém para ganhar da gente. Estamos focados, bem treinados e afinados como dupla”, afirmou André, que foi o primeiro amazonense a participar de um torneio de Beach Tennis, em Fortaleza, na semana passada.
Oficina gratuita
O público que for prestigiar a competição ainda vai poder experimentar a modalidade. Isso porque, nos intervalos, serão oferecidas oficinas de iniciação ao esporte, e não é necessário se procupar com os materiais. Raquetes e bolas, serão ofertados.
“Se você consegue segurar a raquete, você pode jogar. É um esporte com curva de aprendizado rápida, basta treinar um pouco. Mesmo que nunca tenha jogado tênis, pode aprender tranquilamente e se dar bem nas areias”, estimula Ricardo.
O Beach Tennis ou Tênis de Praia é um esporte que surgiu na província de Ravenna, na Itália, em 1997. No Brasil o esporte é novo. Chegou em 2008 nas praias do Rio de Janeiro. Alguns dos principais representantes brasileiros da atualidade no Beach Tennis é a dupla Marcos Ferreira e Thales Santos, números 9 e 7 do ranking mundial, respectivamente.