Arthur quer Manaus uma capital mais verde, diz nova secretária municipal do Meio-Ambiente

04//01/13 – Transformar Manaus numa cidade muito mais verde. Essa é uma das metas da nova administração da Prefeitura da Capital.

Para confirmar essa intenção do prefeito Arthur Virgílio Neto, equipes da Secretaria Municipal da Limpeza (Semulsp) e do Meio-Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizaram, na manhã desta sábado (5), uma  ação de limpeza do entorno e manutenção dos jardins da Praça da Saudade, na área central da cidade.

A ação contou com a presença dos secretários das duas pastas. Durante a ação, a secretaria do Meio-Ambiente, Kátia Shwaizcardt, anunciou a retomada da arborização e um trabalho de conscientização da população em relação à questão ambiental.

“Nossa ideia é transformar Manaus, com o apoio da população, numa cidade muito mais verde, mais sombeada, mais agradável para todos os moradores.”

A secretária explicou o que será feito para alcançar a transformação planejada pela nova administração. “Já começamos a trabalhar na entrega da  mudas de árvores, nas orientações de como plantá-las, sobre a saúde das árvores.”

Ela alertou, inclusive aos motoristas que estacionam embaixo de árvores, de que, por causa das chuvas constantes, muitas podem oferecer riscos de acidentes.

“Por conta desse período de inverno, muitas árvores estão em situação de risco. As pessoas estacionam seus veículos e, algumas vezes, sofrem acidentes graves.”

Em relação aos igarapés, a secretária Kátia Shwaizcardt ressalvou que a responsabiidade pelos igarapés é do Governo do Estado, mas disse que a estratégia será trabalhar pela contenção da quantidade de resíduos jogados nos cursos d’água, por meio de um trababalho de conscientização da população sobre a questão ambiental. “As pessoas tem de se comprometer a não jogar o lixo, não tirar coisas velhas de casa e jogar no meio da rua. As pessoas que moram em torno dos igarapés, próximo às nascentes, devem evitar jogar tudo no igarapé. Isso, infelizmente, é parte da nossa cultura, e é esse o trabalho educativo que a Semmas vai desenvolver, p’ra que as pessoas mudem sua atitude. Só isso vai garantir que a gente venha a ter, num futuro próximo, igarapés mais limpos.”

Para a secretária, essa não deve ser apenas uma decisão do poder público, mas um compromisso de todos. Ela conclamou a população a colaborar com a cidade na questão ambiental. “Todo mundo mundo reclama e reputa ao governo uma ausência, mas a população tem um papel a cumprir nessa questão. Olhar p’ra si e entender que a questão ambiental é premente e, apenas se preocupando com ela, é que alcançaremos a melhoria da qualidade de vida que precisamos.”

Na semana que vem, as ações da Semmas e da Semulsp continuam nas ruas do Centro e, depois, se estendem por toda a capital.

(CS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *