29/01/13 – A blitz da Prefeitura de Manaus na fiscalização das casas noturnas continuou, nesta terça-feira (29), e lacrou mais 10 estabelecimentos em toda a cidade. Para garantir a segurança, as equipes dos órgãos envolvidos tiveram o apoio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).
Pela manhã, até a boate Tropical Club, do Tropical Hotel, onde se esperava que não houvesse problemas, foi lacrada, pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com a corporação, o local apresentou falhas de segurança, entre elas a obstrução de saída de emergência e falta de sinalização da rota de fuga.
A boate, localizada na Ponta Negra, zona Oeste, foi notificada pelo Instituto Municipal e Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) a apresentar o habite-se e a certidão de uso de solo, no prazo de 24 horas. Se a documentação não for apresentada, a boate será interditada. O local também foi autuado e multado pela Secretaria Municipal de Meio-Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por falta de licenciamento ambiental.
A Arena Vip, que também funciona no Tropical Hotel, foi notificada pelos órgãos municipais, por problemas na documentação. Depois, a fiscalização do Corpo de Bombeiros, Implurb e Semmas foram para as casas noturnas localizadas na Avenida do Turismo, na mesma zona. A casa de forró Kabana’s Hall foi interditada e multada por falta de licenciamento ambiental e multada em R$ 18,5 mil.
As equipes também fiscalizaram estabelecimentos da Zona Norte. Casa como Bar da Loura, Armação do Forró e The Public Bar, na Cidade Nova, foram fechados. O restaurante Esquina da Carne de Sol, também na zona Norte, , foi notificado pela Semmas por abusar do som e autuado pelo Corpo de Bombeiros.
Na Zona Centro-Sul a Musique Nuit, localizada na Mário Ypiranga Monteiro – antiga Recife, também foi interdidata. Os fiscais explicaram que o estabelecimento não possui alvará de funcionamento da Semef.Além disso, a Vigilância Sanitária Municipal encontrou irregulares na cozinha e no bar do.
No Centro, foram lacrados quatro estabelecimentos: Aquarela Bar, Big House, Boate dos Ingleses e Cabaré da Leila.
Na zona Leste, o Bar e Lanche AeB foi notificado pela Semef. O Chega Mais Show Club não apresentou nenhuma irregularidade.
Na Zona Centro-Oeste, a fiscalização visitou três casas noturnas pela manhã, mas todas – Mansão do Forró, no Dom Pedro; Eleven Bar, no conjunto Kíssia; e Empório Pizza Bar, no Alvorada, estavam fechadas.
Na lista de problemas registrados nos locais fiscalizados, bebidas com prazo de validade vencido, falta de alvará, irregularidades em banheiros, bar e infiltrações, falta de Habite-se e licença de publicidade, ausência de auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, falta de sinalização de rota de fuga e saída de emergência, além de extintores com prazo de validade vencidos e falta de hidrantes.
As interdições são válidas até que as irregularidades sejam sanadas junto aos órgãos competentes. O descumprimento das detrminações implicará em multa em dobro e apreensão de equipamentos.
De acordo com informações da própria prefeitura, manaus tem 98 casas noturnas cadastradas junto aos órgãos do poder público. O alvo, agora, são as casas clandestinas.