31/01/13 – O terminal de carga e passageiros do porto do Solimões, na orla de Iranduba, município da Região Metropolitana, a 25 km de Manaus, que havia afundado, no início da semana, foi içado ontem (30), por uma equipe técnica de um estaleiro especializado nesse tipo de operação.
A operação de resgate da estrutura do terminal custaria 150 mil reais aos cofres do município. Sem recursos disponíveis, a saída, para a prefeitura de Iranduba, foi buscar uma parceria com uma empresa particular, para resolver o problema.
A vice-prefeita Madalena de Jesus disse que o projeto do porto, que seria construído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ainda não foi concluído, o que tem emperrado as operações de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias, com reflexo direto na economia do município.
Segundo Madalena de Jesus, enquanto o DNIT não concluir a obra do novo porto do Solimões, a única saída é improvisar um local de atracação no município, para não prejudicar o abastecimento e o escoamento da produção agrícola.
“Ainda não há previsão de conserto e, esse porto, como tantos outros construídos pelo DENIT, não teve uma estrutura adequada ao nosso município.”
A estrutura do terminal de carga e passageiros avariada será recuperada por um estaleiro da capital.