Com informações de Samara Souza
12/02/13 – O município de Humaitá será Polo de Piscicultura, no Inteior do Amazonas. O novo polo já está sendo estruturado pelo Governo do Estado, que está pagado pescadores de Marãa pelo fornecimento de 134 toneladas de pirarucu para comercialização.
Nos próximos dias, será lançada uma linha de financiamento, destinada a piscicultores dos municípios de Humaitá, Manicoré e Canutama. O anuncio foi feito pelo titular da Secretaria Estadual da Podução Rural (Sepror), Eron Bezerra.
Segundo o secretário, a meta é atingir a produção de cem mil toneladas de peixe, anualmente, a partir da piscicultura.
“O pólo de Humaitá será responsável, certamente, por, pelo menos, 1/5 dessa produção, portanto, quero, de antemão, agradecer aos parceiros que estão conosco nesse empreendimento, e, principalmente, aos piscicultores de todo o Sul do Amazonas, por que eles são exatamente os responsáveis pelo sucesso desse empreendimento, cuja meta é produzir, aqui nessa região, algo como 20 mil toneladas de pescado, no espaço de três, quatro anos.”
A ação faz parte do programa Amazonas Rural. O cuidado com o meio ambiente foi um dos aspectos ressaltados pelo presidente da associação de pecuaristas e produtores rurais de Humaitá, Nei Rossato.
“A piscicultura vem beneficiar as áreas degradadas, que serão recuperadas por meio dessa atividade. Onde se cria um boi, vai poder se criar 10 mil tambaquis, o que é uma vantagem muito grande e muito melhor pra meio ambiente.”
Nos últimos dias, a equipe da Sepror também esteve em Marãa. Lá, foi feito o pagamento de mais R$ 785 mil aos pescadores do município. O valor é referente à pesca de aproximadamente 134 toneladas de pirarucu.