Com informações de Samara Souza
06/02/13 – Uma denúncia anônima sobre a existência de uma rinha de galos, em uma área nobre da cidade, levou policiais militares da 10ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) a fecharem o local, onde funcionava uma antiga casa noturna, na avenida Pedro Teixeira, bairro Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus. No local, foram encontrados dezenas de galos, maltratados e feridos.
Segundo o tenente Eduardo Pavezi, tanto os policias militares quanto a imprensa foram autorizados pelo proprietário a entrar no terreno, mas, minutos depois, outro proprietário do local mandou que o motorista dele jogasse uma picape para cima dos carros da imprensa. Uma pessoa resultou ferida e três veículos foram danificados.
O motorista de uma das emissoras que teve o veículo danificado, Rosanildo Nascimento, disse que não esperava pela atitude do suspeito.
O caso foi registrado no 10º Distrito Integrado de Polícia (DIP). De acordo com a delegada plantonista, Sacha Sodré, os suspeitos vão responder pelos crimes de lesão corporal, danos materiais e crime contra o meio ambiente, pelos maus tratos aos animais.
O Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) foi acionado para verificar as condições dos animais. O crime ambiental será investigado Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Urbanismo.
Os suspeitos, identificados como Virgílio Cortês Fernandes de Alencar Júnior, de 31 anos, e o funcionário dele, Thiago Oliveira dos Santos, de 26 anos, assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)e vão responder pelos crimes em liberdade.