Com informações de Marcos Pontes
03/01/13 – Ataques de assaltantes aos pontos comerciais localizados no calçadão da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), zona Sul da capital, viraram rotina. Proprietários dos estabelecimentos cobram uma solução às autoridades policiais.
A denúncia é do autônomo Jairo Matos Carvalho. De acordo com ele, a área, era muito freqüentada por industriários, mas, hoje, está abandonada. Além disso, o tráfico de drogas e a troca de armas entre criminosos acontecem a qualquer hora do dia, sem que os delinqüentes sejam importunados.
Jairo Matos Carvalho afirma que os donos de estabelecimentos comerciais já procuram a prefeitura e a Suframa, para solicitar limpeza e capinação na área, mas nenhum órgão atendeu às solicitações.
O autônomo ressalta que os ataques dos criminosos são tão comuns que, na delegacia onde os crimes são denunciados, os policias acham engraçado, quando as vítimas chegam para registrar as ocorrências.
A CBN Manaus tentou contato com o responsável pelo 7º Distrito Integrado de Polícia (DIP), delegado Marcelo Vilar, para comentar o assunto, porém um atendente disse, apenas, que ele estava de férias e ninguém poderia atender à reportagem.
A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-Am) informou que os comerciantes devem contribuir com o programa Ronda no Bairro e abordar as viaturas do CPA 5, que atuam na região, para fazer as denúncias, porém o responsável pela segurança na área, Tenente Coronel Sânclides Ribeiro, não atendeu às ligações feitas para o celular de prefixo 8427, para que a autoridade policial comentasse o assunto.