08/02/13 – O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), confirmou, nesta sexta-feira (08), a determinação de apertar a fiscalização dos veículos que atuam no transporte escolar, na capital. Em entrevista ao CBN Manaus, o prefeito disse que a fiscalização será rigorosa e estendida ao transporte alternativo. “Vamos fazer uma blitz muito pesada, que envolve todos esses veículos, todos eles.”
Segundo Arthur, as soluções para os principais problemas da cidade – o trânsito e o transporte – já estão traçadas. “A solução definitva vem quando nós tivermos transporte de massa moderno, tecnologia alta, como é o caso do Bus Rapid Transit (BRT) – que queremos fazer pela prefeitura, e o monotrilho, que é ideia do governador Omar Aziz, de executar, também. Fora isso, nós também vamos fazer as saídas à direita, sinalização, campanha educativas, corredores exclusivos para ônibus e mexer nos terminais, eliminando dois deles ainda este ano: O da Constantino Néry e o da Cachoeirinha.”
O prefeito destacou as ações na área de educação. “Tivemos um Ideb muito medíocre e o nosso projeto é atingirmos o Ideb previsto para 2014 ainda este ano.”
Na área de saúde, Arthur anunciou a reestruturação das casas de saúde, que foram construídas fora do padrão. “As casonas foram construídas fora do padrão exigido pelo Ministério da Saúde e nós vamos corrigir isso.”
Sobre o fechamento de casas noturnas irregulares, o prefeito alertou que o prazo para a regularização das casas liberadas para funcionar no final de semana passado vence hoje (08). “Hoje é prazo fatal paras as casas que foram liberadas estarem com seus Termos de Ajustamento de Conduta (TAC’s) em dia. As que não aparecerem hoje, terão sérios problemas para se regularizarem e funcionarem.”
O prefeito confirmou R$ 300 milhões, para ivestimentos em vários setores. “Usaremos esses recursos para aquilo que pudermos, mas esse dinheiro ainda é pouco para as necessidades de Manaus.”
Artur Virgílio confirmou ações, em conjunto com os Governos Federal e estadual, por exemplo, para o combate ao tráfico e o consumo de drogas, na capital. “Vamos cair de cabeça, junto com o Governo Federal e o Governo Estadual na luta contra o Crack, a pasta de cocaína, contra os efeitos dela, protegendo os usuários e reforçando a repressão aos traficantes.”
Novo modelo de gestão com corte de gastos. “O modelo de gestão que estamos implantando vai cortar na carne, de tal maneira, que a gente espera mais do que dobrar a capacidade de investimento.”
Respondendo às perguntas dos ouvintes, o prefeito destacou o prazo dado para as carretas nas ruas. “Dei um prazo de 60 dias. A lei falava em 45 e eu estiquei para dar tempo deles se organizarem, agora, vou ser implacável, após os 60 dias!”
De acordo com arthur, após a recuperação das principais vias, a prefeitura dará atenção especial às ruas dos bairros. “Nossa idéia é chegar a muitos bairro no verão, porque temos com prioridade, no verão, refazermos as ruas principais. Depois chegarmos aos bairros, sim! Inicialmente, nas ruas por onde passam os ônibus.”
Para organizar o estacionamento no centro da cidade, o prefeito confirmou a criação da chamada Zona Azul, e disse que vai estimular os estacionamentos particulares.
Finalizando, Arthur confirmou, ainda para 2013 a inauguração do Centro Municipal do Autista. “Esperamos inaugurar ainda este ano, esperamos antecipar ao máximo isso, o primeiro Centro Municipal de Autistas.”
A reprise da entrevista completa com o prefeito Artur Virgílio Neto, você acompanha na TV Tiradentes, pelo canal 13, na net, e no canal 20, na tv aberta.