13/02/13 – O número de crimes no período de Carnaval em Manaus caiu 34,5% este ano. É o que aponta balanço divulgado nesta quarta-feira (13), pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que reuniu a cúpula da área em entrevista coletiva na sede do órgão, no bairro Flores, zona Centro-Sul.
De acordo com a SSP, A maior redução foi no número de homicídios, que este ano, da última sexta-feira, 8 de fevereiro, até a manhã desta quarta-feira, foi 57,89% menor que nos seis dias de Carnaval de 2012.
De acordo com os dados da SSP sobre a Operação Carnaval 2013, foram registrados oito homicídios entre os dias 8 de fevereiro e a manhã desta quarta-feira. Em 2012, foram 19 homicídios no período de Carnaval. Também foi menor o registro de tentativas de homicídios, que saiu de nove, no ano passado para cinco neste ano, uma queda de 44%. As estatísticas mostram, ainda, redução de 40,4% no crime de lesão corporal dolosa, de 34,5% no número de furtos e de 25,6% em roubos.
No trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) fez cerca de 5 mil abordagens a veículos, com a emissão de 493 autos de infração, além da apreensão de 273 veículos e de 48 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) no período. Foram contabilizados, ainda, 49 registros de alcoolemia positiva nas operações do órgão na cidade.
A Operação Carnaval 2013 contou com cerca de 7 mil servidores, entre policiais militares e civis, bombeiros e agentes do Detran-AM, que atuaram durante as festividades em todas as zonas da cidade, cobrindo os eventos carnavalescos com maior público, incluindo bandas de rua, Desfile das Escolas de Samba e Carnaboi.
No interior, a Polícia Militar também intensificou o policiamento, com reforço nos municípios de Tefé, Maués, Parintins e Presidente Figueiredo.
De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, este ano um dos diferenciais da Operação Carnaval 2013 foi o programa Ronda no Bairro, que já cobre toda a cidade e que reforçou o trabalho realizado pelo Batalhão de Eventos.
Trânsito sem vítimas fatais na capital – A diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo, avaliou como positivo o balanço da Operação Carnaval 2013, que não registrou vítimas fatais de acidentes de trânsito, em Manaus. Em todo o Estado, houve registro de uma vítima fatal na rodovia AM-070, contra sete registradas em 2012. “Passamos de 1.900 abordagens de trânsito no ano passado para 5 mil este ano”, destacou Mônica Melo.”
Os cinco dias de evento no Sambódromo, sendo três para os Desfiles das Escolas de Samba e dois para o Carnaboi, seguiram um clima de tranquilidade, sem ocorrências graves registradas no GGI, instalado no Centro de Convenções em todo o período do Carnaval. Nos dois dias de Carnaboi, 11 e 12 de fevereiro, mais de 130 mil pessoas estiveram no Sambódromo.