Campanha de doação de sangue para garantir estoques no Carnaval começa hoje (26)

26/01/13 – As atividades da campanha de doação de sangue, da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), destinada a evitar que os estoques do banco de sangue do hemocentro desçam a níveis críticos, no período de Carnaval, começam neste sábado (26).

Nesta época do ano, a demanda dos hospitais e pronto-socorros tende a aumentar, devido ao número de acidentes e cirurgias de emergência. “A preocupação em manter um bom estoque é atender a essa demanda extra e, também, assegurar o atendimento a pacientes portadores de doenças do sangue, como as leucemias, hemofilias, anemias, que fazem tratamento no Hemoam”, diz o diretor-presidente do hemocentro, Nelson Fraiji.

A meta do Setor de Captação de Doadores do Hemoam é coletar, no mínimo, mil bolsas de sangue no período da campanha.

Neste sábado, a partir das 18h, equipes do Hemoam estarão atuando no bairro do Japiim, na área do Auditório Canaã, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (Iedam), que é uma das instituições parceiras da campanha. Além da abordagem das pessoas no local, com material informativo da campanha, as equipes farão uma palestra sobre a importância da doação de sangue. A expectativa de público para este evento é de 3 mil pessoas e a ideia da equipe do hemocentro do Estado é já realizar um cadastro prévio de pessoas interessadas em colaborar com a campanha.

Ato voluntário– A doação de sangue é um ato voluntário e que todo o cidadão pode fazer, desde que goze de boa saúde. Dados atuais mostram que somente cerca de 2% da população brasileira é doadora.

As doações de sangue ao Hemoam podem ser feitas de segunda a sexta, no horário de 7h30 às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h. Além do serviço de coleta que funciona na sede do hemocentro estadual (av. Constantino Nery, 4.397), o Hemoam também recebe doações no posto de coleta que funciona nas dependências da Maternidade Ana Braga (Alameda Cosme Ferreira, no Coroado), nos mesmos dias e horários. É necessário apresentar documento de identidade, no momento da doação.

Qualquer pessoa com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos e peso a partir de 50 quilos, pode ser doador de sangue. Não pode doar a pessoa que teve Hepatite depois dos 10 anos de idade; tem comportamento sexual de risco; usa drogas; teve malária, recebeu transfusão sanguínea ou teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses; ou teve febre nos últimos 30 dias.

Programação da campanha:

26/01 (Sábado): 18h – Abordagem e Palestra sobre a Doação de Sangue no Auditório Canaã

02/02 – Unidade Móvel de Coleta (Vampirão) estacionado no Auditório Canaã durante Virgília;

05/02 – Unidade Móvel de Coleta estará posicionada no estacionamento do Studio 5, das 10h às 20h. Neste dia, às 17h, também acontece o Lançamento Oficial da Campanha de Captação de Sangue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *