A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promove, nesta quinta-feira (16/5), a “Caminhada de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, em alusão ao Maio Laranja. O evento movimenta a o bairro São José Operário, em frente ao Centro Educacional de Jovens e Adultos (Cemeja) Prof. Samuel Benchimol, na zona Leste da capital, nesta manhã.
A programação alusiva à data contou com a abertura oficial no largo São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus, no dia 3/5, e, na semana passada, realizou um seminário abordando a temática “A invisibilidade da exploração sexual infantojuvenil, uma das piores formas de trabalho infantil”, com a participação de técnicos, acadêmicos e profissionais da área. Também estão sendo realizadas diversas ações nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), a cada hora, três crianças são abusadas no Brasil, e aproximadamente 51% têm entre 1 e 5 anos de idade.