04/02/13 – Em ritmo de despedida da Arquidiocese de Manaus, o arcebispo metropolitano, Dom Luís Soares Vieira, visitou a Rádio CBN, na manhã desta segunda-feira (04). Em entrevista a Marcos Santos, o arcebispo admitiu que a Igreja Católica vem perdendo adeptos para a as igrejas evangélicas, e não apenas para elas. De acordo com ele, a religião é, hoje, mais do que nunca, uma escolha pessoal, mas, apesar de tudo, disse que não está pessimista em relação ao futuro do catolicismo.
“Acho que a Igreja Católica está num momento importante. Naturalmente, perdemos muitos adeptos. Isso é verdade! Não se pode negar o que acontece! Agora, por que está acontecendo tudo isso? A questão da nossa juventude. Dizemos que ela não é igual à de antigamente. Não é verdade! A juventude é sempre a mesma! Os tempos é que mudaram. Estamos em um tempo em que a religião é uma escolha pessoal. Isso é muito Bom! … Até 1920, 1930, a religião era uma escolha familiar. Hoje, não. As pessoas escolhem. Mas, isso é sinal de que a humanidade está vivendo tempos críticos.”

Dom Luís deixa a arquidiocese de Manaus este mês, quando deve assumir o posto o novo arcebispo metropolitano, Dom Sérgio Eduardo Castriani.
Como exemplo do avanço das religiões sobre o Catolicismo, Dom Luís citou o Islamismo. “A igreja católica está enfrentando, em todo o mundo, alguns desafios que são muito grandes. Por exemplo, o avanço do Islã, que é a religião que mais cresce no mundo, no momento. Mas o Islã também é dividido, que nem o Cristianismo. Os Sunitas, por exemplo, não toleram os Vaditas, da Arábia. São várias facções dentro do Islã, também, mas o Islã, como tal, não é maior que o Cristianismo, ainda, mas é uma igreja em expansão, principalmente na África. Então, como nos relacionarmos com essa nova realidade?”
Outra preocupação do arcebispo é com o aumento do número de pessoas sem religião. “Parece que tudo está caminhando nessa direção. Hoje, se fala muito das pessoas que saem da Igreja Católica, mas a mesma coisa está acontecendo nas igrejas evangélicas. As pessoas vão mudando de igreja. Há pessoas que já estão na décima igreja. Vão mudando, mudando, mudando, se desencantando, até que chegam a um momento em que se desecantam de tudo. E, aí, então, ficam pessoas sem religião!”
Dom Luís deixa a arquidiocese de Manaus este mês, quando deve assumir o posto o novo arcebispo metropolitano, Dom Sérgio Eduardo Castriani.