07/02/13 – A fiscalização dos veículos que fazem o transporte escolar em Manaus será intensificada pela Superintendência Municipal de Transporte Urbanos (SMTU). A determinação é do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
O cumprimento imediato da ação foi definido nesta quinta-feira (07), após acidente com uma van escolar, que caiu em um igarapé, na zona Norte da cidade, matando uma criança de cinco anos.
Depois de visitar o local do acidente, o prefeito foi ao Serviço de Pronto Atendimento Médico (SPA) do Conjunto Galiléia, para onde seis crianças foram levadas. Ele ouviu da diretora Júlia Marques que cinco delas já haviam sido liberadas, pois tinham sofrido apenas escoriações leves. Ainda assustado, um dos garotos vítimas do acidente conversou com o prefeito e disse que já estava pronto ir para casa.
De acordo com Arhtur, a Prefeitura de Manaus vai acompanhar todos os pais, naquilo que puder ser feito para amenizar o sofrimento deles.
A comitiva foi ao Instituto Médico Legal (IML) na tentativa de confortar a família da criança que faleceu após o acidente.
Segundo o prefeito, todos os responsáveis pelo acidente vão ser investigados e punidos. A possível negligência do motorista também será apurada.
O funeral da vítima fatal – Eduarda Beatriz Bartolin, de 6 anos, vai ser arcado pela Prefeitura de Manaus e as outras vítimas terão apoio psicológico.
De acordo com dados da SMTU, as fiscalizações em veículos que fazem transporte escolar vêm sendo feitas desde o início do ano. Apenas nos primeiros dias do ano, duas vans acabaram sendo recolhidas por não oferecerem total segurança às crianças.
Um novo cronograma de blitze será elaborado pela Prefeitura de Manaus. Atualmente, 151 veículos estão cadastrados para o transporte escolar distribuídos entre 92 operadores.