12/02/13 – Ao menos 200 famílias estão ameaçadas pelo desbarracamento nas margens do Rio Solimões, próximo ao Iranduba, município da Região Metropolitana.
O fenômeno, causado pela erosão, ganha força com o banzeiro provocado pelas embarcações de médio e grande porte que navegam diariamente pela calha do rio.
Ontem equipes da Defesa Civil do município voltaram a registrar um novo desbarrancamento na área. A erosão está prejudicando o acesso pela estrada vicinal por onde passa grande parte da produção agrícola.
O prefeito Xinaik Medeiros disse que o município já está desenvolvendo ações para manter a estrada trafegável.
A situação mais critica é na comunidade do Divino Espírito Santo, onde o nível do rio compromete a segurança dos moradores. Durante a inspeção realizada na vila, os técnicos da prefeitura identificaram pontos da estrada que impossibilitam a passagem do ônibus que faz o transporte de passageiros, nos dois sentidos.
O desbarracamento é um fenômeno comum na região Norte, no entanto, sem planejamento adequado, a ocupação das terras ao longo das margens dos rios pode se transformar num grande problema para ribeirinhos e para os cofres públicos, em razão das ações de emergência.