06/02/13 – Um ambulatório que será montado na área interna do Centro de Convenções de Manaus, o Sambódromo, a partir desta quinta-feira (7), quando começa a programação de desfiles das escolas de samba, e durante o Carnaboi, que acontece na segunda e terça-feira da próxima semana (11 e 12), fará o atendimento médico aos espectadores que necessitarem do serviço no local.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Wilson Alecrim, o serviço funcionará a partir das 17h de cada dia, até o encerramento da programação, nas primeiras horas da manhã seguinte. Os atendimentos serão de casos mais simples como curativos, pequenas suturas, hidratação, entre outros procedimentos.
Segundo Alecrim, em cada plantão do ambulatório serão mobilizados 15 profissionais, incluindo médicos, equipe de enfermagem e pessoal de apoio administrativo. A Susam também manterá duas ambulâncias posicionadas no local, dando apoio às ambulâncias do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Em caso de ocorrências mais complexas, a equipe do ambulatório fará os primeiros socorros e encaminhará o paciente à unidade de urgência e emergência da rede púbica, mais próxima. A Susam, explica Alecrim, integra uma parceria institucional organizada para dar suporte à programação do Carnaval e da qual fazem parte, também, a Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, e Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), entre outros órgãos.
Equipes e educação em saúde das coordenações estadual e municipal de DST/Aids e Hepatites Virais também estarão atuando durante os eventos do Sambódromo, fazendo a distribuição de material informativo sobre essas doenças e de preservativos masculinos.